A
Pedagogia não é, certamente, a única área científica que tem a educação como
objeto de estudo. Também a Sociologia, a Psicologia, a Economia e a Lingüística
podem se ocupar de problemas educativos para além de seus próprios objetos de
investigação e, nessa medida, os resultados de seus estudos são imprescindíveis
para a compreensão do educativo.
Entretanto,
cada uma dessas ciências aborda o fenômeno educativo sob a perspectiva de seus
próprios conceitos e métodos de investigação. É a Pedagogia que pode postular o
educativo propriamente dito e ser ciência integradora dos aportes das demais
áreas. O que não quer dizer, todavia, que ela, por isso, possa ocupar lugar
hierarquicamente superior às demais.
A
pedagogia, com isso, é um campo de estudos com identidade e problemáticas próprias.
Seu campo compreende os elementos da ação educativa e sua contextualização,
tais como o aluno enquanto sujeito do processo de socialização e aprendizagem,
os agentes de formação (inclusive a escola e o professor), as situações
concretas em que se dão os processos formativos (inclusive o ensino), o saber
como objeto de transmissão/assimilação, o contexto socioinstitucional das
instituições (inclusive as escolas e salas de aula).
Resumidamente,
o objetivo do pedagógico se configura na relação entre os elementos
da prática educativa: o sujeito que se educa, o educador, o saber e os
contextos em que ocorrem.
Essa
problemática nenhuma das demais ciências trata especificamente.
Quando
um psicólogo investiga ou atua no campo educacional, ele aplica aí os conceitos
e métodos da Psicologia e os resultados que obtém são de ordem psicológica
(ESTRELA, 1992). O mesmo ocorre com a Sociologia, Economia etc. À Pedagogia
cabe integrar os enfoques parciais dessas diversas ciências em função de uma
aproximação global e intencionalmente dirigida aos problemas educativos.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos...
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