Quem,
então, pode ser chamado de pedagogo? O pedagogo é o profissional que
atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas
à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos
de ação, tendo em vista objetiva de formação humana previamente definidos em
sua contextualização histórica.
Esse
entendimento permite falar de três tipos de pedagogos:
1) pedagogos lato sensu, já que todos
os profissionais se ocupam de domínios e problemas da prática educativa em suas
várias manifestações e modalidades, são, genuinamente, pedagogos. São
incluídos, aqui, os professores de todos os níveis e modalidades de ensino;
2) pedagogos stricto sensu, como
aqueles especialistas que, sempre com a contribuição das demais ciências da
educação e sem restringir sua atividade profissional ao ensino, trabalham com
atividades de pesquisa, documentação, formação profissional, educação especial,
gestão de sistemas escolares e escolas, coordenação pedagógica, animação sociocultural,
formação continuada em empresas, escolas e outras instituições;
3)
pedagogos ocasionais, que dedicam parte de seu tempo em atividades
conexas
à assimilação e reconstrução de uma diversidade de saberes.
O curso
de Pedagogia se destina a formar o pedagogo-especialista, isto é, um
profissional qualificado para atuar em vários campos educativos, para
atender demandas socioeducativas (de tipo formal, não-formal e informal) decorrentes
de novas realidades, tais como novas tecnologias, novos atores sociais,
ampliação do lazer, mudanças nos ritmos de vida, sofisticação dos meios
de comunicação.
Além
disso, informar as mudanças profissionais, desenvolvimento sustentado,
preservação ambiental, nos serviços de lazer e animação cultural, nos
movimentos sociais, nos serviços para a terceira idade, nas empresas,
nas várias instâncias de educação de adultos, nos serviços de
psicopedagogia, nos programas sociais, na televisão e na produção de
vídeos e filmes, nas editoras, na educação especial, na requalificação
profissional etc.
A
caracterização de pedagogo-especialista é necessária para distinguilo do
profissional docente. Importa formalizar uma distinção entre trabalho pedagógico
(atuação profissional em um amplo leque de práticas educativas)
e
trabalho docente (forma peculiar que o trabalho pedagógico assume na escola).
Caberia,
também, entender que todo trabalho docente é trabalho pedagógico,
mas que
nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente.
A
partir de indicações de BEILLEROT (1985), podemos definir para o pedagogo duas esferas
de ação educativa: escolar e extra-escolar.
No
campo da ação pedagógica escolar, há três tipos de atividades que se distinguem:
a a) a de professores do ensino público e privado, de todos os níveis
de ensino e dos que exercem atividades correlatas fora da escola convencional;
b) a de especialistas da ação educativa escolar operando nos níveis
centrais, intermediários e locais dos sistemas de ensino (supervisores pedagógicos,
gestores, administradores escolares, planejadores, coordenadores, orientadores
educacionais etc.);
c) especialistas em atividades pedagógicas para escolares atuando
em órgãos públicos, privados e públicos não-estatais, envolvendo associações populares,
educação de adultos, clínicas de orientação pedagógica/ psicológica, entidades
de recuperação de portadores de necessidades especiais etc. (instrutores,
técnicos, animadores, consultores, orientadores, clínicos, psicopedagogos
etc.).
No
campo da ação pedagógica extra-escolar, há profissionais que exercem
sistematicamente atividades pedagógicas e os que ocupam apenas parte de seu
tempo nessas atividades:
a)
formadores, animadores, instrutores, organizadores, técnicos, consultores,
orientadores,
que desenvolvem atividades pedagógicas (nãoescolares), em órgãos públicos,
privados e públicos não-estatais, ligadas às empresas, à cultura, aos serviços
de saúde, alimentação, promoção social etc.;
b)
formadores ocasionais, que ocupam parte de seu tempo em atividades pedagógicas,
em órgãos públicos estatais, não-estatais e empresas, referentes à transmissão
de saberes e técnicas ligados a outra atividade profissional especializada.
Falo, por exemplo, de engenheiros, supervisores de trabalho, técnicos etc., que
dedicam boa parte de seu tempo a supervisionar ou ensinar trabalhadores no
local de trabalho, orientar estagiários etc. Nessa categoria, são incluídos
trabalhadores sociais, monitores e instrutores de recreação e educação física, bem
como profissionais das mais diversas áreas, nas quais ocorre algum tipo de
atividade pedagógica, tais como: administradores de pessoal, redatores de
jornais e revistas, comunicadores sociais e apresentadores de programas de
rádio e TV, criadores de programas de TV, de vídeos educativos, de jogos e
brinquedos, elaboradores de guias urbanos e turísticos, mapas, folhetos
informativos, agentes de difusão cultural e científica etc.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos...
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